14 maio 2006

8 - Porque coleccionamos cromos ?

Cada vez parece ser maior o número de coleccionadores de cromos de futebol. Não falo dos miúdos que vão comprando os seus paninis, mas de gente grande que vai procurando e coleccionando cromos de outras épocas. De quando eram crianças, ou antes até.

Que motiva os coleccionadores de cromos ?
Será a mesma coisa que coleccionar selos ?
Quando começou cada um a sua colecção, ainda em criança ou já mais tarde ?
Quais os cromos mais significativos das suas recordações ?

Já que estamos num blog, era bom ouvir o que tem para dizer cada coleccionador...
Por mim deixo um cromo que faz parte do meu imaginário infantil (caderneta Ases do Futebol d' A Francesa; um jogador do Lusitano de Évora).

13 comentários:

jsbmj@clix.pt disse...

Colecciono cromos porque era o grande divertimento e passatempo dos meus tempos de criança (tenho 36 anos). Não havia playstations nesse tempo, nem centros comerciais. Ir ver o Sacavenense na 2a. Divisão, ao Domingo, era o que mais gostava (mais tarde eu próprio joguei futebol de competição). O futebol é a minha grande paixaão, o meu hobbie... Ainda me lembro quando fui para o 1º Ano do Ciclo Preparatório (comecei a ficar em casa sozinho) de o meu pai todas as 2as. feiras me deixar dinheiro para comprar o jornal A Bola (a mesma edição durava-me toda a semana, entre leituras e re-leituras...). Mas os cromos vêm de antes, quando era muito miúdo. Todo o dinheiro que conseguia juntar era para comprar cromos... Passava Verões inteiros (de férias) de volta dos cromos...

jsbmj@clix.pt disse...

Tenho várias colecções antigas de cromos (motos, notas, comboios, avioes, espaço 1999) que troco por colecçoes de cromos de futebol antigas. Quem quiser trocar pf enviar-me um e-mail para o < jsbmj@clix.pt >

Vitor disse...

Possivelmente todos temos essa parte de nostalgia dos cromos da nossa infãncia. Obrigado pelo seu contributo.
Há alguma colecção com cromos do Sacavenense que conheça ?

jsbmj@clix.pt disse...

Sim tenho vários cromos do Sacavenense, cromos dos anos em que ia em miúdo ver os jogos do Sacavenense na antiga 2a. Divisão. Esta semana colocarei um desses cromos no meu Blog.

Anónimo disse...

Porque não ter algo que nos preencha a alma é andarmos perdidos na vida sem objectivo. JP

jsbmj@clix.pt disse...

Nunca tão bem antes dito: os cromos preenchem a alma (para além das cadernetas)

Anónimo disse...

Sr. jsbmj,

Gostaria de lhe dizer que tenciono colocar brevemente um post no meu blog «Equipas do Passado» referente à equipa do Sacavenense de 1980-81. Isto tem a ver com a fabulosa campanha que o Sacavenense fez na Taça de Portugal.

Por este meio, gostaria de lhe perguntar se me pode ajudar no que diz respeito aos nomes dos jogadores que faziam parte dessa equipa, ou até da ficha de algum jogo.

O meu e-mail é o seguinte: quinasdabola@yahoo.com

Desde já muito obrigado,
Quinas

jsbmj@clix.pt disse...

Quina, lembro-me de ter ido ver um Sacavenense-Benfica para a Taça de Portugal nos anos 80, num fim de tarde de muita e torrencial chuva. Se não estou em erro, o Benfica ganhou 1-0. Sei que antes (nos '70s) o Sacavenense tb jogou com o FC Porto, em Sacavém para a Taça. Mas não tenho ficha de nenhum dos 2 jogos. No cromo do Sacavenense que vou pôr no meu blogo na próxima semana, estarão lá alguns jogadores conhecidos, verá... Muito obrigado.

Anónimo disse...

Olá pessoal dos cromos.
Também sou um apaixonado por cromos da boa, em espacial com alguma antiguidade, pelo que agradeço que me contactem para troca ou venda.
Também quero que me ajudem a procurar uma colecção que houve no início dos anos 70, penso eu, e que era composto por 99 cromos tipo cartões, com figuras de actores de cinema western, a que chamávamos cowboys. Quem quiser ajudar, agradeço, já que estou interessado em comprar.

ocirema@sapo.pt

Anónimo disse...

Viva pessoal, nasci nos anos 70 e comecei as minhas colecções com cerca de 8 anos, não sei como, mas aínda bem que comecei, porque nunca mais parei. Nunca conseguia termina-las porque na aldeia era dificil comprar cromos, percorria kms a pé para os comprar com os trocados "tirados" da carteira da minha mãe. Hoje, tento acaba-las,adoro recordar aquele tempo (era mais novo) porque a nostalgia da-me gozo.Um abraço. Portista3

Anónimo disse...

tenho cromos da bola com 18 a 20 anos mt raros,de 10cm por 15cm,do pele,keegan,di stefano,muller,beckenbauer,cruyff,kopa,millabranco,zico,baresi,barnes,dunga,effenberg,polster,bakero,rummeniggeancelloti,le guen,hassler,dassaev,bats, emts mais,tou a vender,kem tver interessado,valtergomes8hotmail.com

yanmaneee disse...

russell westbrook shoes
air max 97
ultra boost 3.0
supreme clothing
yeezy 500
nhl jerseys
yeezy boost 350
birkin bag
louboutin shoes
lebron 16 shoes

Anónimo disse...

curry 6
supreme shirt
air jordan
supreme
kyrie 8
yeezy 700
fear of god essentials
nike sb dunks
off white jordan
off white