03 maio 2006

3 - As pequenas editoras (I) - a CARSEL



A par das confeitarias mais conhecidas que editaram cromos nos anos 50 e 60, apareceu uma grande quantidade de pequenas editoras. Uma delas, situada no Rossio ao Sul do Tejo (Abrantes) surge com o nome CARSEL nas suas cadernetas. Tratava-se da empresa Carvalho e Serra, Lda, dedicada produção de rebuçados, torrefação de cafés e produção de jogos-brindes (como os célebres "furos").
O seu principal impulsionador, no final dos anos 50, Ramiro Augusto Serra, foi de Estremoz para aquela vila ribatejana e
alí se estabeleceu. Durante alguns anos produziram rebuçados, acompanhados do tal cromo, que eram embrulhados, á mão, pelas mulheres que compunham a maior parte dos cerca de 30 empregados ao serviço. Os futebolistas eram fotografados por um fotógrafo contratado para o efeito e os cromos impressos em Lisboa. Os rebuçados eram embalados em grandes caixas de cartão e distribuidos por todo o país, incluindo a Madeira, em viaturas da empresa ou, no norte, por revendedores seus.
Mais tarde o sócio de Serra abandona a empresa e cria a Carvalho &
Sobrinho, Lda, em Alferrarede que também terá editado cromos (mas de que não conheço qualquer exemplo) e ele muda o ramo do negócio, deixando os caramelos, deixando mais tarde a região para se fixar no Algarve.

Desta confeitaria/editora tenho identificadas 3 cadernetas, mas deverá haver mais:
Idolos dos Clubes ( 1963/64)

Vedetas do Desporto-Rei
(talvez de 1964/65)
Desfile dos Famosos Futebolistas Mundais
(1965/66)
A "Vedetas" tem a particularidade de incluir não apenas os clubes da 1ª Divisão mas também da 2ª e ainda as selecções de Portugal e Espanha.

Haverá outras cadernetas da Carsel ?
Haverá cadernetas da Carvalho e Sobrinho ?

É possivel obter imagens de cromos do "Desfile dos famosos futebolistas mundiais" ?