22 novembro 2008

31 - Cromos de Arbitros

Não só os futebolistas têm sido "cromos" nas diferentes colecções. Logo nas primeiras edições foram publicados cromos de dirigentes, mais tarde outros agentes desportivos ficaram também registados nos cromos, nomeadamente os treinadores e árbitros. Não são muitas, no entanto, as cadernetas que integraram os árbitros. Uma das primeiras e raras de caramelos é já dos anos 70. Á esquerda o cromo do arbitro internacional António Garrido, pertencente à caderneta Campeões do Futebol, Época 75/76 editada por António G. da Silva. Nesta caderneta, havendo a habitual divisão de cada página em 12 cromos, o ultimo cromo no caso de algumas equipas era o emblema, mas em 6 delas era um árbitro. Garrido estava, por exemplo, na página do Beira Mar.

Como curiosidade: Há uma caderneta em que a capa é ocupada por um árbitro !
De que caderneta se trata e qual o árbitro ?
A resposta certa já foi dada num dos comentário. Aqui fica a imagem dessa capa.


4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Vitor,
assim de repente estou a lembrar-me do António Garrido, em caricatura, na caderneta Génios da Bola. Será essa a que se refere?

Vitor disse...

Sim senhor ! Vou colocar a imagem.. afinal os árbitros também fazem parte do futebol e da sua história. Além disso sempre se trata de um conterrâneo.

Anónimo disse...

Garrido... Em Guimarães é muito conhecido e "estimado"

Unknown disse...

https://leilao.catawiki.pt/kavels/9974681-variante-panini-caramelos-campe-es-do-futebol-poca-1975-76-+-caderneta-motorismo-1975-2-lbuns-completos