05 novembro 2008

28 - Selecção nacional (I)

Em 18 de Dezembro de 1921, jogou-se em Madrid o primeiro Portugal- Espanha, que era também o primeiro jogo internacional da equipa portuguesa. Os espanhóis ganharam por 3-1 e a selecção nacional alinhou com:
Carlos Guimarães; António Pinho, e Jorge Vieira; João Francisco, Vítor Gonçalves, e Cândido de Oliveira (cap.); J. Maria Gralha, António Augusto Lopes, Ribeiro dos Reis, Artur Augusto, e Alberto Augusto..

Os cromos imostalizaram esse encontro. Na coleccção "Foot-ball - Escenas interesantes" editada então pelos Chocolates Figueras, de Barcelona (composta por 42 foto-desenhos monocromáticos) há 2 cromos que se referem a esse jogo. No nº 13 o Guarda-redes Carlos Guimarães acaba de ser batido no terceiro golo espanhol (cromo da esquerda). No nº 28 (cromo da direita) o trio de atacantes espanhois (Arbide, Sesúmaga e Alcântara) ameaça a baliza portuguesa.

Quem serão os jogadores nacionais em primeiro plano ?
Haverá outros cromos relativos à selecção nacional nos anos 20 e 30 ?
Terá havido marcas de chocolates a editar cromos deste tipo em Portugal ?

2 comentários:

Anónimo disse...

Os jogadores em 1ºplano serão os avançados Artur Augusto e Alberto Augusto?

Vitor disse...

Teremos que tentar "tirá-los pela pinta" ou seja comparar com outras imagens dos ditos jogadores.
Mas, dada a legenda do cromo que afirma tratar-se dos atacantes espanhóis e de um lance perto da baliza portuguesa, será mais provável tratar-se de defesas nacionais.