09 julho 2006

17 - Cromos de ciclistas

Outros desportos, para além do futebol, atingiram grande popularidade e viram os seus atletas festejados em muitas colecções de cromos.
No início dos anos 50, os mais famosos ciclitas portugueses (e alguns estrangeiros) foram incluídos na caderneta "Azes do Pedal" editada pela Universal (á esq. imagem da 1ª página de cromos). Esta terá sido a primeira colecção dedicada ao ciclismo, embora logo nas colecções dos anos 20 não fosse estranho aparecerem cromos de atletas de diferentes desportos.
Nos anos 60 e 70 surgiram diversas colecções de cromos de caramelos dedicadas ao ciclismo, ora associado ao futebol (como na caderneta "Os grandes do Ciclismo e Futebol") ora ao Hóquei em Patins (de que há pelo menos 2 cadernetas).
A terceira imagem mostra talvez a mais bonita caderneta integralmente dedicada ao ciclismo: Ases do Ciclismo (os titulos não variavam muito) editada pela Paleirex em 1969 com fotos de grande qualidade e incluindo o, depois, célebre Joaquim Agostinho ainda no início da sua carreia.
A 4ª imagem mostra uma caderneta de 1939, editada em Inglaterra (cromos de tabacos) dedicada ás bicicletas, que nos dá uma ideia do interesse que o ciclismo acabou por ter para os coleccionadores, havendo, nos anos 70, a nível europeu, uma edição regular de cadernetas dedicadas a este desporto