16 junho 2006

16- Cromos na SIC


Na proxima 3ª feira, irei estar na SIC para falar sobre cromos. Será de manhã, no programa sobre o Mundial, a partir das 10 horas. Na semana passada, dia 9, o Diário Económico também publicou um artigo sobre as colecções de cromos (posso enviar o ficheiro a quem tiver curiosidade em ver).
É gratificante verificar este interesse pelos cromos. Há 5 anos atrás nem o Miau tinha a categoria "Cromos" e tive de sugerir a sua criação, agora tem sempre perto dos 200 itens a leilão. Certamente tudo isto ajuda a que haja mais coleccionadores, e não apenas ajuntadores e guardadores de cromos, o que valoriza as cadernetas e cromos antigos que foram preservados.

Á esquerda, uma das primeiras cadernetas, 1930,editada pelos Chocolates Regina

13 junho 2006

15 - Cromos sem cadernetas


Normalmente ligamos os cromos com cadernetas onde podem ser colados. No entanto, se esta é a situação mais frequente, muitas colecções não têm caderneta. Aliás, nos cromos ingleses, essa é uma situação comum nas décadas pré-autocolantes, sendo normalmente colocados em albuns de folhas divididas em alvéolos já do formato dos cromos.
Em Portugal, os cromos de tabacos não tiveram (com pelo menos uma excepção) caderneta. Mais tarde outras colecções não tiveram cadernetas por diferentes motivos.
A Parilex editou em 1971/72, simultaneamente com a sua colecção de cromos de corpo inteiro, uma outra colecção de cromos em formato meio corpo (imagem a colocar) de que não se conhece a caderneta, embora tudo indique que deveria ter havido.
Outra edição curiosa e originasl foi o "Ficheiro Ases do Desporto" (imagem á esquerda) distribuida pela Editorial Organizações Lda, no inicio dos anos 60. Os cromos/ fichas, vendidos em carteirinhas, num total de 500, eram destinados a ser colocados num ficheiro, em plástico, que podia ser comprado ou sair como um dos mais de 10.000 prémios
anunciados. Eram referentes a atletas dos mais diversos desportos e, para cada um, além da foto eram apresentados dados biográficos e de carreira.

03 junho 2006

14 - Internacionais da Bola

A primeira colecção de homenagem à selecção nacional foi editada em 1935, pelos Rebuçados Foot-ball, com a menção expressa "homenagem aos 11 que defrontaram a Espanha".
Em 1956 a Agência Portuguesa de Revistas editou a caderneta Internacionais da Bola, exclusivamente com cromos de todos os que até aí haviam alinhado pela selecção portuguesa. Os cromos eram publicados em separatas e, depois de recortados, colados na caderneta (imagem). Novas edições dessa colecção foram publicadas em 1962, 1969 e 1970 sempre com os comos dos novos internacionais.
A primeira caderneta de cromos de caramelos exclusivamente dedicada aos que representaram a selecção nacional foi editada, por volta de 1959, pela Fabrica de Confeitarias A Francesa e chamou-se Caderneta dos Internacionais da Bola (2ª e 3ª imagens ). Curioso que nestes cromos, com um fundo amarelo e a foto do jogador colocada sobre uma bola, o equipamento "vestido" era o preto, agora retomado.

- Será mesmo 1959 o ano de edição da colecção d' AFrancesa ?
- Procuro cromos para completar esta caderneta e tenho alguns repetidos para quem precisar